Um paraíso verde
Localizada em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, Cabana Maior é uma das aldeias do Parque Nacional Peneda-Gerês, considerado pela UNESCO “Reserva Mundial da Biosfera”.
Aqui, em pleno coração do Alto Minho, a região distingue-se pelo vasto património histórico-cultural com necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros tradicionais, moinhos de água, levadas, socalcos, brandas… e a implantação única de aldeias serranas como a nossa Cabana Maior onde, da gastronomia às tradições e costumes, o património cultural imaterial tem passado de geração em geração.
Beleza natural a perder de vista
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional em Portugal e é vastíssima a diversidade de paisagens naturais que o compõe, desde serras e planaltos, a vales, rios e cascatas, não esquecendo a fauna e flora características da região.
Muitos são os percursos e trilhos pedestres que permitem usufruir de toda a beleza natural, inspirando passeios tranquilos e momentos de introspeção.
Tradição servida a copo, na maior Região Demarcada Portuguesa
Em Cabana Maior, a tradição ainda é o que era! A preservação das ramadas em bordadura confere o visual único e bucólico de uma região marcada pela cultura do Vinho Verde, e reforça o caráter tradicional da produção local: aqui, a população continua a fazer o seu próprio vinho, preservando as tradições ancestrais daquela que se diz “a bebida dos deuses”.
E a verdade é que o Vinho Verde é mesmo único no mundo.
A sua produção acontece exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a maior Região Demarcada de Portugal e uma das maiores da Europa, a partir de castas autóctones que garantem a preservação da tipicidade de aromas e sabores únicos, reconhecidos a nível mundial.
O que visitar
Pontos de interesse para descobrir a Região dos Vinhos Verdes
Espigueiros do Soajo
Baloiço do Mezio
Lagoas da Travanca
O que fazer
Dicas de lazer para aproveitar ao máximo a sua estadia em Cabana Maior
Provas de vinho
Piqueniques
Workshops vínicos

